terça-feira, 11 de setembro de 2012

Google adquire serviço VirusTotal


O Virus Total foi comprado pelo Google. Em anúncio feito no seu blog oficial no dia 7 de setembro, a equipe do serviço comenta que o site continuará funcionando de forma independente, porém agora sob o comando do Google. O gigante da internet já era um grande parceiro do Virus Total.
O serviço é conhecido pela facilidade em identificar malwares e vírus em arquivos diversos sem precisar ter um antivírus instalado localmente. Basicamente os usuários fazem upload de determinado arquivo no virustotal.com e ele roda uma verificação automatizada usando diversos antivírus conhecidos. No final do processo é exibido um relatório com os resultados. Se o arquivo já tiver sido analisado anteriormente, ele pode apenas exibir os resultados ou realizar uma nova análise.
Virus Total
Como nem todos os arquivos maliciosos são identificados por todos os softwares de segurança, fazer uma checagem em lote é uma boa ideia quando estiver com alguma dúvida. Eventuais falsos positivos de determinado software podem não se repetir em outros, por exemplo. Pode dar um maior nível de segurança antes de rodar um programa desconhecido.
Além de fazer a análise por meio de uploads, também dá para enviar a URL do arquivo e pesquisar no grande banco de dados dos arquivos já analisados.
Embora detalhes não tenham sido anunciados, nas mãos do Google ficará mais fácil utilizarem o serviço para verificar os downloads feitos no Chrome ou via anexos no Gmail e Drive, ou até mesmo em outros navegadores, dependendo das decisões da empresa. Algo parecido é feito para URLs, onde o mesmo mecanismo do Google é utilizado pelo Firefox também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário