terça-feira, 11 de setembro de 2012

Buscapé perde para o Google na Justiça


Divulgação
Buscapé
Google venceu o Buscapé em uma disputa judicial e agora a empresa brasileira terá de pagar R$ 30 mil à gigante de buscas para cobrir os gastos do processo. A briga vinha do final do ano passado, quando chegou ao Brasil oGoogle Shopping e o Buscapé entendeu que ele promovia concorrência desleal.

Dono de 95% do tráfego de buscas no país, o Google estaria priorizando os resultados do Shopping em detrimento dos concorrentes. Mas, segundo oGizmodo, o Google argumenta que não é um monopólio e que mesmo após sua chegada o Buscapé continua na liderança do mercado.

A Justiça concordou e, conforme revela a decisão da 18ª Vara Cível de São Paulo, declarou que "a liderança do Google no segmento de buscas no Brasil não pode ser confundida com um monopólio". O favorecimento do Shopping, então, seria algo involuntário, pois o sistema do Google estaria trazendo ao topo os resultados mais relevantes.

Além disso, o tribunal ressaltou que o Buscapé não depende do Google, os clientes podem visitá-lo pela barra de endereços. E também ficou claro que o Shopping não é considerado um produto separado, mas uma "opção de busca temática", como as notícias, imagens e vídeos.

O Buscapé defendeu-se. Em nota, a empresa diz "acreditar na sua causa e, em relação à decisão em primeira instância, informa que recorrerá da decisão ao Tribunal de Justiça de SP.”

FONTE: http://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/buscape-perde-para-o-google-na-justica

Nenhum comentário:

Postar um comentário